A Universidade Estadual do Colorado, EUA, utiliza 100% de energia solar em seu campus
Ao estabelecer um ambicioso plano de eficiência energética para ser concluído até o ano de 2040, o governador do estado do Colorado impulsionou em diversas […]

Ao estabelecer um ambicioso plano de eficiência energética para ser concluído até o ano de 2040, o governador do estado do Colorado impulsionou em diversas empresas e em outras instituições grandes consumidoras de energia, a adoção de iniciativas sustentáveis.
No ramo da educação, a Universidade Estadual do Colorado saiu na frente ao instalar uma área de produção de energia solar em seu campus. A área de 93.081m² é capaz de produzir 12 milhões de kWh de eletricidade, suficientes para seu uso e ainda devolver à rede pública o excesso de energia gerada.
Metas ambiciosas de energia solar foram superadas
A iniciativa superou três das quatro metas do governo estadual. Além de atingir as novas diretrizes do Colorado, haverão muitos ganhos para os alunos, segundo Timothy Mottet, reitor da Universidade: “Controlar os custos de energia não é apenas sustentável e a coisa certa a fazer, mas também, nos permite manter o ensino superior acessível para nossos alunos”.
O contrato estabelecido com a Johnson Controls é de 25 anos e nesse tempo, Mottet espera investir a economia obtida para melhoria de toda a universidade, que impactará diretamente na qualidade de ensino. Segundo ele, “Nosso projeto de energia solar, bem como outros programas de economia energética em todo o campus que a Johnson Controls tornou possíveis, nos permitirão minimizar os custos de energia nas próximas duas décadas, permitindo que apliquemos essas economias em nossos alunos. Estamos trabalhando duro para manter o ensino superior acessível e ao alcance das pessoas de Pueblo e do sul do Colorado”, finaliza.
A Johnson Controls é apoiadora de iniciativas sustentáveis, pois todos só tem a ganhar
Não é apenas Mottet que ficou empolgado ao instalar a área de geração de energia solar na Universidade. Nate Manning, presidente de Soluções Digitais na América do Norte da Johnson Controls, também ficou entusiasmado ao ampliar a oferta de energia sustentável para o setor educacional. Para ele, “Viabilizar que o primeiro campus universitário a atingir a eficiência com “emissão zero de eletricidade líquida” esteja no Colorado, é uma conquista notável e elogiamos a liderança da Universidade por sua visão e determinação em atingir esse marco”, conclui. “Esta conquista é um indicativo do que podemos realizar juntos. Estamos orgulhosos de ter feito parceria com a Universidade por mais de 20 anos e, trabalhando ao lado do Capital Dynamics e do Black Hills Energy, criamos ambientes sustentáveis, energeticamente eficientes e saudáveis”, finaliza.
Com a Universidade do Estado do Colorado-Pueblo utilizando 100% de energia renovável e totalmente sustentável, quem ganha são os alunos e toda a comunidade acadêmica. Dessa forma, toda a economia obtida nas próximas duas décadas será revertida para melhoria do campus, na contratação de corpo docente e investimento em pesquisa.