Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Eficiência energética em ambientes prediais é a solução para um mundo mais sustentável?

Enquanto as discussões sobre mudanças climáticas, gases de efeito estufa, aquecimento global, descarbonização, etc não chegam a um acordo entre todas as nações participantes da […]

Johnson Controls - Eficiência energética em ambientes prediais é a solução para um mundo mais sustentável?
Edifícios Inteligentes
Compartilhar
26/01/2023 às 16:37
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Enquanto as discussões sobre mudanças climáticas, gases de efeito estufa, aquecimento global, descarbonização, etc não chegam a um acordo entre todas as nações participantes da COP (Conferência das Partes) realizada anualmente, quais ações práticas são possíveis de serem adotadas para frear os impactos no meio ambiente, já que em um panorama mais amplo, seus efeitos negativos podem afetar, não só a população de todos os países, mas a economia mundial? 

A resposta mais imediata pode estar na adoção da eficiência energética nas edificações, uma vez que implantar fontes limpas de energia em grande escala, como a eólica ou a instalação de placas solares, demandam alto custo e um tempo longo. 

Mas afinal, o que é eficiência energética em ambientes prediais e qual sua importância para a sociedade em geral? A gente explica.


A eficiência energética em ambientes prediais preserva os recursos naturais

Em termos bem simples, podemos dizer que a eficiência energética é a capacidade de utilizar bem e de forma racional as fontes de energia disponíveis. 

Mas é claro que é preciso elaborar um estudo detalhado do consumo na edificação para poder implantá-la. E também, empregar o uso da tecnologia para que possa operar todo o sistema automaticamente, levando-se em conta o conforto dos usuários. 

Afinal, de nada adianta atingir uma eficiência energética na edificação, se os ocupantes não tiverem o se sentirem bem nos aspectos de iluminação, conforto acústico e ergonômico. 

Portanto, elaborar um plano detalhado que leve em consideração o bem-estar dos usuários é muito importante para que a eficiência energética nas edificações tenha sucesso. 

Para atingir esse patamar, o papel da tecnologia é igualmente essencial, pois equipamentos modernos, como o sistema Metasys da Johnson Controls, permitem controle total para aquecimento, arrefecimento, ventilação, abastecimento de água quente, entre outros pontos, de maneira simples, funcional e totalmente racional, mas que afetam diretamente as pessoas em seu local de trabalho ou de moradia.

 

Por que a eficiência energética é importante?

Como vimos, adotar a eficiência energética nas edificações gera benefícios em toda cadeia produtiva: seu uso racionalizado proporciona economia financeira; não afeta no conforto dos usuários; o uso torna-se mais sustentável impactando positivamente no meio ambiente, preservando os recursos naturais. 

Agora, imagine se a eficiência energética fosse adotada em escala global, em um mundo em que o número de edificações aumenta vertiginosamente para abrigar pessoas e negócios, e o ponto de esgotamento das fontes de energia está muito perto de ser atingido. 

Ao mesmo tempo, a adoção de fontes de energia renováveis demanda uma grande mudança em sua implantação, ja que envolve uma infraestrutura completa para trazer resultados positivos. 

Leva um longo tempo, sem falar no aspecto monetário que é extremamente custoso e que nem todos os países têm condições de implantar imediatamente. 


Como está o Brasil no cenário mundial?

O novo governo empossado em 1º de janeiro de 2023, tem uma longa tarefa para os próximos anos. Segundo o atual Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o objetivo é utilizar os recursos naturais, que são abundantes no país, para contribuir, de forma mais significativa, no desenvolvimento econômico. 

De acordo com sua fala “Vamos acelerar a universalização da energia elétrica a partir de fontes renováveis, reduzindo o custo do serviço”, afirmou o ministro. 

Está nos planos do novo governo também, fazer a transição gradativa (mas rápida) para uma economia de baixo carbono, que até agora não foi regulamentada. 

A estratégia é conter as emissões de gases de efeito estufa, pauta cada vez mais adotada pelas maiores economias do mundo. 

De acordo com o Ministro, “A transição para a economia de baixo carbono é entendida como uma vantagem competitiva para o Brasil, que tem condições de gerar negócios, produtos e serviços com menores emissões de carbono, além de oferecer soluções para as necessidades de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, conclui.

Pelo que apresentamos, a eficiência energética nas edificações é peça fundamental enquanto as fontes de energia limpa não são adotadas globalmente. 

Usando bem e racionalmente a energia gerada hoje, será um grande passo para pouparmos os recursos naturais disponíveis e com isso, conseguir um planeta mais sustentável para o benefício de toda humanidade. 

Alguma sugestão de conteúdo?

Johnson Controls - Melhores práticas para a promoção da sustentabilidade em aeroportos: Como líderes locais podem impulsionar mudanças positivas?
Melhores práticas para a promoção da sustentabilidade em aeroportos: Como líderes locais podem impulsionar mudanças positivas?
A crescente pressão sobre os líderes do governo local para atualizar a infraestrutura de instalações públicas rumo à sustentabilidade ecoam um clamor global por mudanças […]
12/03/2024 à26 11:48
Johnson Controls - Como as novas tecnologias estão transformando o futuro das edificações inteligentes?
Como as novas tecnologias estão transformando o futuro das edificações inteligentes?
Saiba como as novas tecnologias estão transformando o futuro das edificações sustentáveis e inteligentes, para que elas sejam capazes de atender a Pressão Global por […]
15/02/2024 à28 07:00
Johnson Controls - Insights da Johnson Controls sobre o futuro da automação predial
Insights da Johnson Controls sobre o futuro da automação predial
A Johnson Controls se destaca como gigante em tecnologia de construção pela criação de soluções integradas que estão se destacando no futuro da automação predial. […]
16/11/2023 à33 07:00
Como a Johnson Controls apoia a criação de instituições de ensino mais saudáveis e conectadas
Como a Johnson Controls apoia a criação de instituições de ensino mais saudáveis e conectadas
Os líderes de ambientes de aprendizado têm um desafio constante em suas mãos: criar ambientes que estimulem a excelência acadêmica e o bem-estar dos alunos […]
08/11/2023 à00 15:30