Case Boehringer Ingelheim – Recuperação dos sistemas e melhorias operacionais com a Johnson Controls
Conheça todos os detalhes do projeto de recuperação dos sistemas e melhorias operacionais no case Boehringer Ingelheim, em sua planta localizada na cidade de Campinas/SP. […]

Conheça todos os detalhes do projeto de recuperação dos sistemas e melhorias operacionais no case Boehringer Ingelheim, em sua planta localizada na cidade de Campinas/SP.
Em quatro anos de contrato de manutenção, a Johnson Controls tem êxito na recuperação dos equipamentos de climatização na operação crítica e garante a estabilidade de funcionamento em 98% dos equipamentos.
A Boehringer Ingelheim é a maior empresa farmacêutica de capital fechado do mundo, tendo se estabelecido há mais de 60 anos no Brasil. A maior parte da sua atuação está presente no estado de São Paulo, onde fabrica produtos de saúde humana e animal.
Quais eram os desafios do case Boehringer Ingelheim
Após uma operação de manutenção terceirizada dos sistemas de climatização mal sucedida, a planta da Boehringer Ingelheim, sediada no interior de São Paulo, decidiu recorrer a outras empresas do mercado para recuperar seus equipamentos e a confiabilidade de seus sistemas.
A planta é composta por quatro prédios, responsáveis pela produção de produtos de farmacêutica veterinária. Noventa por cento (90%) dos seus produtos se encontravam em situação regular em suas exigências internas para cumprimento de importantes regulamentações, como a SGA.
Por essa razão, os critérios determinantes para a nova escolha em 2018 foram minuciosos, e a Johnson Controls se destacou devido à expertise técnica, abrangência global e domínio de tecnologias avançadas.
Entre os especiais quesitos de controle da planta, exigidos para essa operação, se destacam:
- Controle de temperatura
- Controle de umidade
- Controle de pressão
“[…] A Johnson Controls possui um time técnico bem capacitado no site e muito bem liderado, assim como o ‘staff’ de liderança corporativa disponível para discussões estratégicas” – Tomas Rebouças, Gerente de Manutenção na Boehringer Ingelheim.
Quais foram as soluções implementadas
Devido às necessidades emergentes, foi firmado um contrato de O&M e a princípio, a Johnson Controls trabalhou na recuperação da condição inicial dos equipamentos e em seguida atuou em um plano de manutenção preventiva para manter a condição ideal dos mesmos.
Agora, após 4 anos de um trabalho bem sucedido na manutenção, o escopo está sendo ampliado para a ação preditiva.
Atualmente, há uma equipe de 20 colaboradores residentes alocados na planta da Boehringer, entre eles há técnicos e um supervisor para darem suporte na operação 24×7 e na identificação de demais importantes ações para a plena operação do cliente.
Em entrevista com Tomas Rebouças, Gerente de Manutenção da planta da Boehringer em Campinas, ele comenta:
“Além da redução de indisponibilidade técnica, a equipe nos apoiou em outras frentes: Segurança, já que não há registros de acidentes com os funcionários do Johnson Controls; Custos, controle e cumprimento do budget de acordo com o estabelecido; Qualidade e Processos, com o preenchimento de documentações. A Johnson Controls nos apoiou em questões regulatórias que envolvem a produção farmacêutica, além da qualidade do atendimento full-time”.
Como resultado, a Boehringer confiou a Johnson Controls parte das ações para sustentabilidade, para o futuro a previsão é de novos projetos e investimentos para soluções digitais para a redução da emissão de gases e alcance do Net Zero.
Quais foram os resultados obtidos no case Boehringer Ingelheim
A Johnson Controls mantém 98% da disponibilidade de todos os equipamentos.
Em sustentabilidade, já conquistou a redução na troca de ar nos ambientes produtivos, no consumo de energia dos chillers e na prevenção de vazamentos nos dutos de climatização.
E se você deseja obter excelentes resultados e atingir suas metas de produtividade predial, converse com o nosso time de especialistas.