Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Escola de Refrigeração Industrial: Carência de especialização causa prejuízos milionários no setor e estimula ações voltadas à qualificação profissional

Gigante do segmento, Johnson Controls está promovendo o lançamento oficial da sua Escola de Refrigeração industrial, em Sorocaba. O curso ministrado para as primeiras turmas […]

Escola de Refrigeração Industrial Johnson Controls
News
Compartilhar
01/11/2022 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Gigante do segmento, Johnson Controls está promovendo o lançamento oficial da sua Escola de Refrigeração industrial, em Sorocaba. O curso ministrado para as primeiras turmas tem foco em segurança, monitoramento, controle e manutenção das condições dos equipamentos e sistemas de refrigeração.

Realidade em todo o mundo, a falta de mão de obra especializada desponta com um desafio de difícil solução também no Brasil – de acordo com estudo recente da ManpowerGroup, o país ocupa a nona posição entre os que mais sofrem com falta de qualificação, com a indústria no terceiro lugar entre os setores mais afetados.

No segmento de refrigeração industrial, de acordo com dados da Johnson Controls, dona das mais avançadas tecnologias do setor e proprietária das marcas Frick, Sabroe e York, esse obstáculo tem impactado principalmente as áreas de operação, manutenção, engenharia e confiabilidade.

 

Impacto da especialização em refrigeração industrial nas organizações

 

Na prática, a falta de qualificação tem resultado em prejuízos, alguns deles atingindo a casa dos milhões. “Houve um caso em que um cliente, por desconhecimento, fez uma limpeza no sistema frigorífico utilizando solvente à base de água. Isso deixou resíduos que contaminaram severamente todo o sistema. Os custos para solução ultrapassaram R$ 1 milhão” para abertura e limpeza adequada dos componentes, substituição da carga de fluido refrigerante e óleo, detalha Adhemar Magrini Liza, Diretor de Refrigeração da Johnson Controls para a região sul da América Latina.

Em outra ocorrência, relembra o executivo, o cliente realizou uma ligação errada no circuito de lubrificação e deixou de fazer os testes preliminares de segurança operacional. O resultado foi uma falha de lubrificação de severos dados ao compressor recém revisado e prejuízo de direto de cerca de R$ 40 mil e parada de produção não mensurada pelo cliente.

“É comum tomarmos ciência de concentração errônea de produto anticongelante em solução de água gelada, causando sobrecarrega dos equipamentos de refrigeração e contribuindo para o aumento do consumo/desperdício de energia no atendimento da demanda de refrigeração”.

“Também é muito triste saber que alguns operadores e mantenedores de sala de máquinas se acidentam por desconhecer ou negligenciar os riscos da operação, principalmente com amônia (comum em circuitos frigoríficos industriais)”

 

Johnson Controls promove o lançamento oficial da Escola de Refrigeração industrial

 

Para fazer frente a essa situação, a Johnson Controls acaba de reativar as atividades da escola de refrigeração que mantém em Sorocaba, interior de São Paulo. Voltado a profissionais de todo o país, o curso, composto de dois módulos de 40 horas cada, tem como foco as boas práticas para o monitoramento, controle e manutenção das condições operacionais dos equipamentos e sistemas de refrigeração industrial.

Ao oferecer este treinamento aos profissionais da área, o objetivo da Johnson Controls é contribuir para que os clientes operem com segurança e alcancem o máximo de performance e vida útil dos equipamentos de refrigeração industrial”, finaliza Liza.

No Brasil, a empresa conta com uma fábrica, localizada na cidade de Sorocaba, que abastece toda a América Latina e até outros continentes, seguindo normas altamente difundidas e reconhecidas no mercado, como ISO9001, ISO14001, OHSAS 18001, ASME U e National Board (NB).

Mais informações sobre produtos, serviços e soluções de refrigeração industrial da Johnson Controls estão disponíveis em https://www.johnsoncontrols.com/pt_br/refrigeracao-industrial.

Alguma sugestão de conteúdo?

Pelo 8º ano consecutivo, a Johnson Controls é integrada na lista Clean200
Pelo 8º ano consecutivo, a Johnson Controls é integrada na lista Clean200
A lista Clean200 é uma lista das 200 empresas que lideram a transição para uma economia global sustentável, e a Johnson Controls vem sendo listada […]
16/05/2023 à16 11:50
Johnson Controls adquire a Hybrid Energy para fortalecer seu portfólio de bombas de calor industriais
Johnson Controls adquire a Hybrid Energy para fortalecer seu portfólio de bombas de calor industriais
A aquisição permitirá a Johnson Controls fornecer bombas de calor de alta temperatura nos mercados industriais e de aquecimento urbano em rápido crescimento, especialmente na […]
31/01/2023 à42 12:16
Johnson Controls é reconhecida por sua inovação em software e IoT no programa de prêmios IoT Breakthrough Awards 2023
Johnson Controls é reconhecida por sua inovação em software e IoT no programa de prêmios IoT Breakthrough Awards 2023
O prestigiado programa anual IoT Breakthrough Awards homenageia as empresas e os produtos de maior destaque da Internet das Coisas (IoT). “OpenBlue proporciona melhorias mensuráveis, […]
24/01/2023 à24 17:56
Johnson Controls - Dá uma espiadinha! Saiba todos os detalhes sobre a automação da casa do BBB com o Metasys
Dá uma espiadinha! Saiba todos os detalhes sobre a automação da casa do BBB com o Metasys®
A nova temporada do Big Brother Brasil já começou e, com a Johnson Controls, a automação da casa do BBB se tornou responsabilidade de um […]
23/01/2023 à05 13:04