Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Escola de Refrigeração Industrial: Carência de especialização causa prejuízos milionários no setor e estimula ações voltadas à qualificação profissional

Gigante do segmento, Johnson Controls está promovendo o lançamento oficial da sua Escola de Refrigeração industrial, em Sorocaba. O curso ministrado para as primeiras turmas […]

Escola de Refrigeração Industrial Johnson Controls
News
01/11/2022 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Gigante do segmento, Johnson Controls está promovendo o lançamento oficial da sua Escola de Refrigeração industrial, em Sorocaba. O curso ministrado para as primeiras turmas tem foco em segurança, monitoramento, controle e manutenção das condições dos equipamentos e sistemas de refrigeração.

Realidade em todo o mundo, a falta de mão de obra especializada desponta com um desafio de difícil solução também no Brasil – de acordo com estudo recente da ManpowerGroup, o país ocupa a nona posição entre os que mais sofrem com falta de qualificação, com a indústria no terceiro lugar entre os setores mais afetados.

No segmento de refrigeração industrial, de acordo com dados da Johnson Controls, dona das mais avançadas tecnologias do setor e proprietária das marcas Frick, Sabroe e York, esse obstáculo tem impactado principalmente as áreas de operação, manutenção, engenharia e confiabilidade.

 

Impacto da especialização em refrigeração industrial nas organizações

 

Na prática, a falta de qualificação tem resultado em prejuízos, alguns deles atingindo a casa dos milhões. “Houve um caso em que um cliente, por desconhecimento, fez uma limpeza no sistema frigorífico utilizando solvente à base de água. Isso deixou resíduos que contaminaram severamente todo o sistema. Os custos para solução ultrapassaram R$ 1 milhão” para abertura e limpeza adequada dos componentes, substituição da carga de fluido refrigerante e óleo, detalha Adhemar Magrini Liza, Diretor de Refrigeração da Johnson Controls para a região sul da América Latina.

Em outra ocorrência, relembra o executivo, o cliente realizou uma ligação errada no circuito de lubrificação e deixou de fazer os testes preliminares de segurança operacional. O resultado foi uma falha de lubrificação de severos dados ao compressor recém revisado e prejuízo de direto de cerca de R$ 40 mil e parada de produção não mensurada pelo cliente.

“É comum tomarmos ciência de concentração errônea de produto anticongelante em solução de água gelada, causando sobrecarrega dos equipamentos de refrigeração e contribuindo para o aumento do consumo/desperdício de energia no atendimento da demanda de refrigeração”.

“Também é muito triste saber que alguns operadores e mantenedores de sala de máquinas se acidentam por desconhecer ou negligenciar os riscos da operação, principalmente com amônia (comum em circuitos frigoríficos industriais)”

 

Johnson Controls promove o lançamento oficial da Escola de Refrigeração industrial

 

Para fazer frente a essa situação, a Johnson Controls acaba de reativar as atividades da escola de refrigeração que mantém em Sorocaba, interior de São Paulo. Voltado a profissionais de todo o país, o curso, composto de dois módulos de 40 horas cada, tem como foco as boas práticas para o monitoramento, controle e manutenção das condições operacionais dos equipamentos e sistemas de refrigeração industrial.

Ao oferecer este treinamento aos profissionais da área, o objetivo da Johnson Controls é contribuir para que os clientes operem com segurança e alcancem o máximo de performance e vida útil dos equipamentos de refrigeração industrial”, finaliza Liza.

No Brasil, a empresa conta com uma fábrica, localizada na cidade de Sorocaba, que abastece toda a América Latina e até outros continentes, seguindo normas altamente difundidas e reconhecidas no mercado, como ISO9001, ISO14001, OHSAS 18001, ASME U e National Board (NB).

Mais informações sobre produtos, serviços e soluções de refrigeração industrial da Johnson Controls estão disponíveis em https://www.johnsoncontrols.com/pt_br/refrigeracao-industrial.

Confira “Um dia na vida de uma edificação inteligente” com Vineet Sinha, da Johnson Controls
Confira “Um dia na vida de uma edificação inteligente” com Vineet Sinha, da Johnson Controls
Tem podcast novo! Disponibilizamos neste post a participação da Johnson Controls no episódio nº 96. No podcast, Vineet Sinha, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da […]
01/12/2022 à27 07:00
Johnson Controls é nomeada no Índice das 100 Melhores Empresas de Negócios e Finanças 2022
Johnson Controls é nomeada no Índice das 100 Melhores Empresas de Negócios e Finanças 2022
A Johnson Controls foi nomeada como uma das “100 melhores empresas de negócios e finanças de 2022”, lista elaborada pela Business & Finance, companhia voltada […]
29/11/2022 à57 07:00
OpenBlue, conjunto de soluções da Johnson Controls, é credenciado pela Global Smart Building Standards Organization
OpenBlue, conjunto de soluções da Johnson Controls, é credenciado pela Global Smart Building Standards Organization
O conjunto de soluções digitais da Johnson Controls, OpenBlue, foi nomeado como uma das primeiras Soluções Credenciadas pelo sistema global de certificação de conectividade digital […]
24/11/2022 à45 10:10
Johnson Controls participa da COP27 e reforça seu compromisso no combate ao aquecimento global
Johnson Controls participa da COP27 e reforça seu compromisso no combate ao aquecimento global
Organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conference of the Parties (COP, em tradução livre Conferência das Partes) realizado este ano em Sharm El […]
24/11/2022 à30 09:32