Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Como assumir o controle do consumo de energia elétrica em ambientes prediais com o Openblue?

A redução no consumo de energia elétrica em ambientes prediais é uma pauta cada vez mais urgente para as lideranças mundiais, sejam os governos ou […]

Johnson Controls - Como assumir o controle do consumo de energia elétrica em ambientes prediais com o Openblue?
Automação Predial
Compartilhar
30/08/2023 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

A redução no consumo de energia elétrica em ambientes prediais é uma pauta cada vez mais urgente para as lideranças mundiais, sejam os governos ou os gestores de empresas e edificações. 

De acordo com dados divulgados pela UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), os ambientes prediais consomem cerca de 40% da energia global, emitindo quase um terço dos gases de efeito estufa do mundo. 

À medida que as políticas e a opinião pública se inclinam ainda mais para a sustentabilidade, as empresas correm o risco de perder talentos, incentivos e lucros se não conseguirem tornar suas instalações mais eficientes. 

Então, o que as empresas podem fazer para assumir o controle do consumo de energia elétrica em ambientes prediais sem investir milhões ou prejudicar a produtividade da força de trabalho? 

No artigo de hoje, mostraremos como o conjunto de soluções Openblue tem a resposta para melhorar a eficiência, produtividade, conforto e sustentabilidade das edificações. 

 

Atenda às metas de sustentabilidade com tecnologia de eficiência energética

 

À primeira vista, ‘tecnologia energeticamente eficiente’ pode soar como algo irreal. Afinal, quando pensamos na relação entre tecnologia e energia, muitas vezes imaginamos paisagens de grandes cidades comerciais totalmente iluminadas noite adentro, ou fileiras de computadores nos escritórios consumindo energia por até 12 horas por dia. 

Mas, em termos de energia nos últimos anos, a tecnologia verdadeiramente eficiente avançou muito além das mudanças incrementais.    

Agora, as empresas podem empregar várias plataformas de software de otimização para prever e monitorar diretamente os custos de energia no local de trabalho e, assim, otimizar automaticamente o resfriamento, o aquecimento e a geração de energia. 

Elas podem usar a análise de dados baseada em IA para monitorar o desempenho da edificação, aprimorar a experiência do ocupante e atender às metas de sustentabilidade. 

Os gerentes de edificações ainda podem presumir que a implementação de tecnologias tão poderosas e com eficiência energética seria um processo longo e caro. 

Mas, a verdade é que elas podem ser instaladas em ambientes prediais de forma rápida e eficaz. Com isso, os gerentes podem começar a ver resultados e retornos imediatamente. 

 

Reduza o uso de energia e o custo de operação com o software de otimização da planta central

 

E se você pudesse prever o futuro? Melhor ainda: e se sua planta central pudesse ajustar automaticamente seu uso de energia e custos para se preparar para esse futuro? É isso o que o nosso software de otimização de planta central entrega para suas instalações 

A tecnologia Central Utility Plant (CUP), como o OpenBlue Central Utility Plant, usa algoritmos preditivos para maximizar a eficiência energética dos edifícios, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e fornecendo serviços de utilidade confiáveis. 

 

Como o OpenBlue Central Utility Plant funciona?

 

Primeiro, ele analisa os modelos de desempenho do equipamento. Todos os principais equipamentos da edificação, como resfriadores, caldeiras e torres de resfriamento, são sintonizados no sistema para monitorar o desempenho e o custo, a fim de otimizar a eficiência nas condições operacionais. 

Em seguida, extrai previsões meteorológicas locais de sete dias para temperatura, umidade e nebulosidade para prever cargas, desempenho do equipamento e condições ambientais. 

Por exemplo, se uma quarta-feira particularmente amena fosse prevista, a tecnologia CUP se prepararia para reduzir a produção de aquecimento do edifício, garantindo que a planta central funcionasse com o menor custo possível e muito mais sustentável também. 

Em seguida, o software combina as previsões com dados existentes sobre cargas históricas, como:

  • Dias da semana;
  • Hora do dia;
  • Cronogramas de construção;
  • Calendários de manutenção;
  • Eventos especiais.

Com isso, o OpenBlue Central Utility Plant pode ajustar as operações e tomar decisões automaticamente, garantindo a entrega confiável de serviços de utilidade pública no local de trabalho. 

O software CUP também pode modelar, desde as taxas fixas mais simples até os preços mais complexos em tempo real e programas de incentivo baseados no mercado. 

Portanto, mesmo em caso de alta demanda, o OpenBlue Central Utility Plant é uma solução para melhorar o controle do consumo de energia elétrica em ambientes prediais, promovendo tarifas mais baixas e eficiência otimizada.

 

Otimize o gerenciamento de edifícios com análise de dados e IA com o OpenBlue Enterprise Manager

 

A instalação de plataformas abrangentes de gerenciamento predial, como o OpenBlue Enterprise Manager (OBEM), é outra maneira das empresas obterem mais eficiência energética. 

Essas plataformas de IA oferecem aos gerentes uma visão panorâmica das edificações e disponibilizam dados para a tomada de decisões, a fim de adotar práticas de sustentabilidade mais eficazes.

Os locais de trabalho são examinados constantemente para identificar ineficiências, diagnosticar problemas de equipamentos e assim, implantar a ação corretiva necessária para corrigi-los. 

O OBEM também permite que os gerentes monitorem não apenas o uso de energia, mas também os parâmetros de ativos, espaço, saúde e conforto dos ocupantes, tudo para melhorar as pontuações ambientais, sociais e de governança (ESG). 

Muitas plataformas ainda oferecem um ecossistema de aplicativos baseados em nuvem, que permitem que gerentes e ocupantes ajustem instantaneamente diversos aspectos, como:

 

  • Aquecimento;
  • Abastecimento de água;
  • Sistemas HVAC;
  • Entre outras áreas de uma edificação.

Esses aplicativos de autoatendimento também permitem que os gerentes possam monitorar gastos em tempo real, obtenham insights de eficiência e progresso diretamente de seus smartphones, ajudando a atualizar regularmente as partes interessadas sobre os resultados de sustentabilidade. 

Então, eles não estão apenas coletando dados, eles também podem compartilhá-los. 

 

Converse com a Johnson Controls e veja como podemos te ajudar no controle do consumo de energia elétrica em ambientes prediais com o Openblue

 

Milhares de edificações em todo o mundo já instalaram as soluções inteligentes de gerenciamento interconectadas OpenBlue. 

Ao longo de muitos anos de pesquisas, desenvolvemos produtos e serviços que são mundialmente premiados por seu desempenho. 

Em 2023, tivemos a honra de sermos reconhecidos por nossa inovação em software e IoT no programa de prêmios IoT Breakthrough Awards 2023.

Nossa missão é que ambientes prediais ao redor do mundo tenham as melhores práticas de edifícios para alcançar emissões líquidas de carbono e atingir metas de energia renovável.

Com o aumento anual das cobranças e as mudanças contínuas na legislação governamental, as empresas devem buscar na tecnologia uma forma melhor e mais brilhante de gerenciar seu consumo de recursos. Você está preparado para começar? 

Clique aqui para descobrir como o OpenBlue da Johnson Controls pode te ajudar a retomar o controle do uso de energia, dos custos operacionais e do futuro do nosso planeta.

Alguma sugestão de conteúdo?

Johnson Controls: Uma visita a Milwaukee: conheça o lar das edificações do futuro com a Johnson Controls!
Uma visita a Milwaukee: conheça o lar das edificações do futuro com a Johnson Controls!
Convidamos os gestores da Allos, Riachuelo e Petrobras para uma visita ao OpenBlue Innovation Center, baseado na sede da Johnson Controls em Milwaukee, que conta […]
01/02/2024 à28 17:49
Johnson Controls - Entenda porque investir na qualidade do ar interior em edificações inteligentes
Entenda porque investir na qualidade do ar interior em edificações inteligentes
O valor das melhorias na qualidade do ar interior (QAI) pode ajudar a compensar os custos de atualização e manter as edificações eficientes. Mesmo após […]
27/11/2023 à13 12:20
Johnson Controls - Conheça os principais fatos e mitos sobre o Net Zero e descarbonização de edifícios
Conheça os principais fatos e mitos sobre o Net Zero e descarbonização de edifícios
A jornada rumo ao Net Zero e descarbonização de edificações é uma etapa fundamental para reduzir as emissões de carbono ao redor do mundo. Mundialmente, […]
23/11/2023 à48 23:04
Johnson Controls - Insights da Johnson Controls sobre o futuro da automação predial
Insights da Johnson Controls sobre o futuro da automação predial
A Johnson Controls se destaca como gigante em tecnologia de construção pela criação de soluções integradas que estão se destacando no futuro da automação predial. […]
16/11/2023 à33 07:00