Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Automação predial do Beiramar Shopping ganha agilidade e eficiência com atualização da Johnson Controls

A automação predial do Beiramar Shopping é mais um marco na parceria de quase 30 anos entre a empresa e o centro de compras, que […]

Automação predial do Beiramar Shopping ganha agilidade e eficiência com atualização da Johnson Controls
Cases
Compartilhar
15/08/2022 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

A automação predial do Beiramar Shopping é mais um marco na parceria de quase 30 anos entre a empresa e o centro de compras, que garante mais rentabilidade ao empreendimento e conforto aos visitantes.

Localizado no centro de Florianópolis, o Beiramar Shopping é referência tecnológica em empreendimentos comerciais na região Sul do país há quase trinta anos. Desde sua inauguração, em outubro de 1993, é considerado o primeiro centro de compras da capital catarinense e conta com 87 mil m² de área construída e 210 lojas.

Suas modernas instalações são operadas com o sistema de automação predial Metasys da Johnson Controls (NYSE: JCI), líder global em edificações inteligentes, saudáveis ​​e sustentáveis. 

Com a automação com controles padronizados e flexíveis, adicionada ao processo de retrofit, a edificação obtém ganhos importantes em eficiência energética, monitoramento expandido e assertividade na tomada de decisões críticas.

Já naquela época, os investidores tiveram essa visão e acreditaram em um sistema de automação como fator de economia e funcionalidade do empreendimento“, ressalta Fritz Gerhard Göhring, gerente operacional do Beiramar desde o início das operações. O projeto do shopping teve à frente os grupos Koerich, Cassol e Brasilpinho.

 

A automação do Beiramar Shopping permite uma gestão centralizada da operação e recursos

 

Em 2020, a administração do Beiramar assinou um contrato com a Johnson Controls para atualização do software de gerenciamento do Metasys, incluindo a manutenção de todo o sistema de automação do shopping, que o monitora em operação 24×7:

  • Central de água gelada (chillers);
  • Sistemas de climatização e ventilação (fancoils);
  • Iluminação;
  • Exaustão; 
  • Intrusão;
  • E utilidades. 

Advan Rocha, gerente de operações e serviços da Johnson Controls, explica os diferenciais que a nova atualização trará para as instalações do Beiramar Shopping:

“Esse upgrade oferece telas mais modernas e uma planta do empreendimento atualizada, assim o cliente tem maior e melhor visibilidade operacional daquilo que está sendo monitorado em campo.”

A implementação de uma versão mais avançada do Metasys permitiu ainda a descentralização do acesso ao controle do sistema, antes feito exclusivamente na central de operações do shopping. 

Com a atualização do software, agora posso interagir com a plataforma de automação diretamente da minha mesa“, comenta Fritz. 

Ele acredita que essa mudança democratizou o acesso às informações e agilizou as tomadas de decisão. “As equipes técnicas também conseguem visualizar o funcionamento dos ambientes a partir da sala de manutenção, podendo agir mais rapidamente em situações de emergência“, completa.

 

Confiança e parceria que geram resultados duradouros

 

Atualmente, o Beiramar Shopping conta com mais de 5.600 pontos de suas instalações monitorados e operados pelo Metasys, integrado a chillers via protocolos de comunicação N2 e BACNET, que suportam os mais diversos tipos de aplicações e equipamentos com e sem fio. 

Além disso, compõem a estrutura um servidor de dados, duas gerenciadoras (NAEs) e mais de 120 controladores de campo que operam de forma ininterrupta desde 1993, confirmando toda a robustez e confiabilidade dos produtos e soluções em quase três décadas.

O suporte que a Johnson Controls nos deu em todos esses anos sempre foi muito positivo, mesmo quando não era a responsável direta pela manutenção. Com a automação, não apenas otimizamos o desempenho do shopping, mas, principalmente, oferecemos uma experiência de conforto e bem-estar para os clientes“, finaliza Fritz.

A Johnson Controls oferece o maior portfólio do mundo de tecnologia e software de construção, bem como soluções de serviços de alguns dos nomes mais confiáveis do setor

Você pode conhecer nossas soluções projetadas para tornar suas instalações mais seguras, confiáveis, conectadas e sustentáveis acessando o nosso site neste link.

Alguma sugestão de conteúdo?

Case Boehringer Ingelheim - Recuperação dos sistemas e melhorias operacionais com a Johnson Controls
Case Boehringer Ingelheim – Recuperação dos sistemas e melhorias operacionais com a Johnson Controls
Conheça todos os detalhes do projeto de recuperação dos sistemas e melhorias operacionais no case Boehringer Ingelheim, em sua planta localizada na cidade de Campinas/SP. […]
06/12/2023 à18 11:50
FoodTown: Johnson Controls é atuante na produção brasileira dos produtos McDonald’s
FoodTown: Johnson Controls é atuante na produção brasileira dos produtos McDonald’s
Responsável pela produção e distribuição dos produtos do McDonald’s, a maior rede de restaurantes do mundo, a FoodTown deposita a confiança do seu sucesso operacional […]
21/06/2023 à18 17:17
Johnson Controls - Assista ao webinar sobre gerenciamento das instalações através da conexão dos serviços
Assista ao webinar sobre gerenciamento das instalações através da conexão dos serviços
Confira a gravação de nosso webinar dedicado a como obter um novo patamar no gerenciamento das instalações, através da conexão dos serviços  Quando os serviços […]
20/06/2023 à34 12:04
A Universidade Estadual do Colorado, EUA, utiliza 100% de energia solar em seu campus
A Universidade Estadual do Colorado, EUA, utiliza 100% de energia solar em seu campus
Ao estabelecer um ambicioso plano de eficiência energética para ser concluído até o ano de 2040, o governador do estado do Colorado impulsionou em diversas […]
13/10/2022 à39 12:50