Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Conheça os componentes básicos do ciclo de refrigeração

A Johnson Controls oferece soluções de ciclo de refrigeração completo, desde o conceito e consultoria até a instalação e comissionamento. Nesse artigo queremos trazer as […]

Johnson Controls - Conheça os componentes básicos do ciclo de refrigeração
Refrigeração Industrial
Compartilhar
31/03/2023 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

A Johnson Controls oferece soluções de ciclo de refrigeração completo, desde o conceito e consultoria até a instalação e comissionamento.

Nesse artigo queremos trazer as respostas para as principais dúvidas relacionadas aos componentes básicos do ciclo de refrigeração. Caso tenha perdido, não deixe de conferir nosso post com tudo sobre refrigeração industrial aqui no nosso blog.

Continue a leitura e confira as explicações fornecidas pela própria equipe da Johnson Controls.

 

Componentes básicos do ciclo de refrigeração: o que preciso saber?

 

O que é um ciclo de refrigeração?

 

O ciclo de refrigeração é um ciclo termodinâmico que pode ser aproveitado para a geração de frio ou calor. Entre eles, podemos citar:

  • Compressão mecânica de gases;
  • Evapores;
  • Absorção;
  • Entre outros.

 

Qual a importância do ciclo de refrigeração industrial?

 

O ciclo de refrigeração industrial é de grande importância para que todos os componentes operem em harmonia, garantindo a performance do sistema (desde que sejam bem dimensionados).

 

Quais são os diferentes tipos de sistema de refrigeração?

 

Existe o sistema voltado para resfriamento, congelamento e climatização.  O que os diferencia são as temperaturas: positiva, média (-10) e negativa, que está mais para congelamento. 

Os sistemas também podem ser de simples estágio, booster ou uma cascata utilizando CO2, por exemplo.

 

Quais são os componentes básicos do ciclo de refrigeração? 

 

Os componentes básicos são: compressor, condensador, recipiente de líquido e evaporador.

Na imagem abaixo, você pode identificar como esses componentes funcionam. Veja:

 

Johnson Controls - Componentes do Ciclo de Refrigeracao Simples

O que é um compressor?

 

O compressor é um componente capaz de aumentar a pressão dos fluidos refrigerantes fazendo com que mudem de estado através de sua compressão. 

Alguns exemplos de compressores são:

 

  • Alternativo;
  • Parafuso;
  • Scroll;
  • Centrífugo;
  • Entre outros.

 

O que é um condensador?

 

 

Johnson Controls - Instalação de simples estágio

 

A função do condensador é condensar a amônia. Um compressor descarrega a amônia, que muda de estado ao longo do processo de refrigeração. Em seguida ela é enviada para o cursor de vapor em alta pressão, fazendo com que entre no condensador para que se torne um líquido de alta pressão. 

Esse processo de condensação é feito dentro do condensador, que possui uma serpentina (os tubos por onde passa a amônia) e por fora desses tubos.

Também há o resfriamento que, através de ar (ventiladores) e água (bomba de água e chuveiro), joga água na serpentina, junto da ventilação, por isso é nomeado como um condensador evaporativo. Resultando assim na entrada da amônia como um vapor de alta pressão e saindo como líquido de alta pressão. Essa é a função do condensador. 

 

O que é recipiente de líquido 

 

O recipiente de líquido é um componente do circuito de refrigeração responsável por armazenar o fluido refrigerante e absorver oscilações do sistema.

 

O que é um evaporador?

 

O evaporador fica dentro de um túnel e funciona da seguinte maneira: a amônia entra em estado líquido de alta pressão, dali há um sistema que expande essa amônia que se transforma em líquido de baixa pressão, a partir daí é bombeado para o evaporador.

Assim, a amônia evapora nesse líquido, que volta em estado de vapor, mas não totalmente (há um pouco de líquido ainda). 

Também podemos ver que ela (amônia) evapora dentro da serpentina e troca calor durante esse processo dentro de um ventilador, que tem ar circulando em seu interior, fazendo com que a câmara fique na temperatura programada. Por exemplo, amônia -10°C, a câmara vai estar a 0°C. Sendo assim, a função do evaporador é evaporar a amônia para que troque calor com o ambiente a ser refrigerado.

 

O que é um chiller e como ele funciona?

 

O chiller é um equipamento destinado ao resfriamento de um líquido (podendo ser água ou não) que é utilizado em uma climatização, pode ser em um processo, em câmaras frigoríficas, entre outros, sendo essa a função do chiller de um modo geral. 

O sistema refrigerante está todo dentro do chiller, então, o gás refrigerante não sai de lá, ou seja, todo o circuito frigorífico que vimos está presente no chiller, como evaporador, condensador e compressor. 

Do lado de fora do chiller há a passagem de água onde ela é resfriada, destinada a uma climatização, resfriamento de produtos, entre outros.

A finalidade do chiller é gerar frio, mas também pode ser usado para geração de calor. Como podemos ver na foto, a unidade de chiller é representada por esse equipamento, nesse processo está resfriando uma solução alcoólica. Ela entra na linha vermelha e sai azul, essa solução está na temperatura ideal para o processo. 

Na serpentina do túnel azul, por exemplo, não passa mais a amônia, mas sim, um fluido secundário como água com álcool, por exemplo. Essa mistura já trocou calor com o ambiente, sai quente e é resfriada no chiller, saindo azul. 

Através de bombas, ela alimenta o trocador dentro do chiller, então ele fica em um looping contínuo de circulação. A função final dele é resfriar uma solução alcoólica ou a água para processos diversos, como uma climatização, congelamento entre outros. 

 

Tem alguma outra dúvida sobre componentes básicos do ciclo de refrigeração que gostaria que nossos especialistas respondessem?

 

Envie-nos suas dúvidas e sugestões de temas sobre o universo de refrigeração industrial e obtenha a resposta de um dos especialistas da Johnson Controls!

Fale conosco pelo nosso canal oficial no Linkedin!

Alguma sugestão de conteúdo?

Johnson Controls - Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Os frigoríficos desempenham um papel crucial na preservação de alimentos, especialmente quando se trata de carnes.  Por trás da cortina de portas resistentes e câmaras […]
12/02/2024 à54 07:00
Johnson Controls - Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
A cadeia de frio é um elemento vital no setor de refrigeração industrial, especialmente quando se trata do armazenamento e transporte de alimentos de origem […]
17/01/2024 à35 17:54
Johnson Controls - Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
A indústria de processamento de carnes no Brasil enfrenta inúmeros desafios, e um dos aspectos críticos para o sucesso é a eficiente gestão da refrigeração […]
20/12/2023 à05 00:00
Chillers industriais
O que são e como funcionam os Chillers industriais
Um dos pontos críticos dos processos industriais é o superaquecimento de maquinários e equipamentos que pode causar sérios danos às pessoas e instalações. Mantê-los operando […]
06/10/2023 à45 16:00