Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

O que são e como funcionam os Chillers industriais

Um dos pontos críticos dos processos industriais é o superaquecimento de maquinários e equipamentos que pode causar sérios danos às pessoas e instalações. Mantê-los operando […]

Chillers industriais
Refrigeração Industrial
Compartilhar
06/10/2023 às 16:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Um dos pontos críticos dos processos industriais é o superaquecimento de maquinários e equipamentos que pode causar sérios danos às pessoas e instalações. Mantê-los operando em temperatura adequada é uma das funções dos Chillers industriais que resfriam o ambiente e retiram a energia térmica gerada do local. 

Essencialmente, os chillers industriais são utilizados em uma gama de segmentos a fim de tornar as atividades mais seguras e confortáveis para os colaboradores. Entre a variedade de aplicações, destacamos as áreas de:

  • Distribuição e armazenamento
  • Produção de alimentos e bebidas
  • Processamento químico
  • Farmacêutica e saúde
  • Serviços de utilidade pública

Mas como os Chillers industriais têm a capacidade de resfriamento? Vamos explicar melhor.

Componentes de um Chiller industrial

Os Chillers industriais são compostos por vários itens, incluindo os líquidos e gases de processo, que trabalham em um ritmo contínuo. A seguir, detalharemos cada um dos elementos e suas funções:

Evaporador: inicia todo o processo, absorve o calor da água que se encontra dentro da unidade de resfriamento e envia o vapor para o compressor.

Compressor: extrai o vapor do gás refrigerante quente e o bombeia para o condensador.

Condensador: tem a capacidade de condensar o vapor refrigerante liberando o calor na água ou no ar de resfriamento. O componente resultante (chamado de líquido refrigerante) é deslocado para a válvula de expansão.

Válvula de expansão: reduz a pressão e a temperatura do refrigerante líquido que é evaporado, transformando-se em gás que é canalizado novamente para o evaporador.

Tipos de equipamentos encontrados no mercado

Como vimos, o resfriamento segue um ritmo contínuo com a transferência do calor que entra em contato com o agente refrigerante. Confira os Chillers existentes que se diferenciam pela forma como agem no resfriamento:

  • Chillers refrigerados a ar: são indicados para empresas com acesso restrito a recursos hídricos; 
  • Chillers refrigerados a água: absorvem o calor do ambiente e transferem para a água que circula em uma torre de resfriamento. Ideal para atuar em grande escala.
  • Chillers de absorção: é uma combinação de calor com uma solução química que age para resfriar o gás refrigerante. Recomendado quando a eletricidade é limitada ou quando a energia térmica é abundante.


Johnson Controls é especializada em refrigeração industrial

A Johnson Controls, líder mundial em refrigeração industrial, possui as marcas SABROE®, YORK® e FRICK® reconhecidamente eficazes e presentes nos mais diferentes setores da indústria. Veja os detalhes de cada uma e as soluções em refrigeração industrial clicando nos nomes.

Presente em mais de 120 países, a Johnson Controls destaca-se por seu amplo portfólio que engloba a tecnologia empregada em seus chillers industriais, eficiência energética proporcionada e seu compromisso com a sustentabilidade, buscando sempre o maior rendimento com economia do custo energético. Alguns dos grandes diferenciais dos equipamentos das marcas da Johnson Controls é uma vida útil e manutenção prolongada e sua  eficiência comprovada. 

Os Chillers industriais Johnson Controls proporcionam segurança, conforto térmico e um ambiente controlado para usuários, equipamentos e para a infraestrutura geral.

Alguma sugestão de conteúdo?

Johnson Controls - Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Os frigoríficos desempenham um papel crucial na preservação de alimentos, especialmente quando se trata de carnes.  Por trás da cortina de portas resistentes e câmaras […]
12/02/2024 à54 07:00
Johnson Controls - Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
A cadeia de frio é um elemento vital no setor de refrigeração industrial, especialmente quando se trata do armazenamento e transporte de alimentos de origem […]
17/01/2024 à35 17:54
Johnson Controls - Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
A indústria de processamento de carnes no Brasil enfrenta inúmeros desafios, e um dos aspectos críticos para o sucesso é a eficiente gestão da refrigeração […]
20/12/2023 à05 00:00
Chillers industriais
O que são e como funcionam os Chillers industriais
Um dos pontos críticos dos processos industriais é o superaquecimento de maquinários e equipamentos que pode causar sérios danos às pessoas e instalações. Mantê-los operando […]
06/10/2023 à45 16:00