Tudo o que você precisa saber sobre refrigeração industrial
Você sabia que a Johnson Controls é uma desenvolvedora e fabricante líder de soluções de refrigeração industrial para resfriamento, aquecimento e energia? Nossa experiência em […]

Você sabia que a Johnson Controls é uma desenvolvedora e fabricante líder de soluções de refrigeração industrial para resfriamento, aquecimento e energia?
Nossa experiência em todos os setores industriais em que é necessária a transferência de temperatura com otimização de energia nos torna uma importante facilitadora para manter o conforto e praticidade no estilo de vida moderno.
Isso porque, trabalhamos para fornecer aos nossos clientes a capacidade de garantir a qualidade de seus produtos e serviços com o uso da tecnologia e nosso know-how acumulado ao longo de mais de um século de trabalho.
A seguir, responderemos as principais dúvidas relacionadas a refrigeração industrial e o nosso trabalho para manter a excelência e inovação nessa área. Confira!
Em primeiro lugar, o que é a refrigeração industrial?
A refrigeração industrial é o processo de resfriamento de ambientes através de processos artificiais e é usada em todos os segmentos da indústria de alimentos, bebidas, química, entre outras.
Isso porque todos esses segmentos necessitam resfriar seus produtos e/ou ambientes para manter a qualidade e consistência de sua produção.
Assim, a refrigeração pode ser encontrada em uma boa parte das indústrias, seja para o congelamento, resfriamento ou climatização.
E como funciona o uso da amônia na refrigeração industrial?
Amônia é um fluido refrigerante natural, utilizada como componente na refrigeração industrial. Ela é o elemento principal para gerar o frio numa instalação, participando de todo o trajeto de um ciclo que necessita ser refrigerado.
Na refrigeração industrial, a amônia é utilizada como um gás refrigerante, então ela percorre todo o circuito de refrigeração que funciona da seguinte forma:
- É feita a compressão pelo compressor;
- A condensação é realizada no condensador;
- O evaporador é responsável pela evaporação;
- E então, ocorre o retorno para o compressor.
Para que a refrigeração industrial é usada?
A refrigeração é largamente utilizada em diversos processos industriais para manter o padrão de qualidade, a fim de alcançar o resultado e desempenho desejados nos processos de fabricação e desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias.
Dentre alguns dos processos em que a refrigeração industrial é usada podemos destacar:
- Congelamento e conservação de alimentos;
- Aplicações médicas (exames, tratamento localizado, bancos de sangue, conservação de vírus, anestesia local, anestesia hipotérmica, entre outras);
- Criogenia;
- Fabricação de gelo;
- Construção civil;
- Indústria química;
- Condicionamento de ar para conforto;
- Liofilização (desidratação pelo frio).
Quais são os diferentes tipos de sistema de refrigeração?
Existe o sistema voltado para resfriamento, congelamento e climatização.
O que os diferencia são, de forma geral, as temperaturas, sendo: a temperatura positiva, temperatura média (-10) e temperatura negativa (relacionada diretamente ao congelamento).
Os sistemas também podem ser simples estágio, booster ou uma cascata utilizando CO2, por exemplo.
O que faz um técnico em refrigeração industrial?
O técnico em refrigeração industrial exerce diversas funções, por exemplo, no setor de refrigeração existem várias especialidades: há a parte focada no compressor e outra no condensador (essa parte seria ocupada pelo técnico dos fabricantes de equipamento).
Existe também o técnico que cuida de uma instalação no geral. Esse técnico precisa conhecer bem a instalação para poder atuar em vários pontos, tais como:
- Compressor;
- Condensador;
- Temperatura de câmaras;
- Temperaturas de condensação;
- Verificar se tem ar na instalação ou não;
- Verificar a pureza da amônia;
- Entre outros.
A atuação de um técnico em refrigeração industrial é bem ampla, não está focada apenas no equipamento, mas também na instalação como um todo.
Por que você acha que a Johnson Controls se destaca na área de refrigeração industrial?
A Johnson Controls é uma marca líder mundial em refrigeração industrial, presente em mais de 120 países ao redor do mundo.
Ela se destaca nessa área graças ao seu amplo portfólio e pela tecnologia empregada em seus equipamentos, sendo eles voltados para a eficiência energética e sustentabilidade.
São equipamentos com uma vida útil e manutenção prolongada, comparados aos demais concorrentes do mercado.
Uma diferença dos equipamentos da Johnson também é que você tem um padrão de equipamentos. Se observar todos os nossos catálogos de produtos eles já são catalogados e com modelos definidos.
E como isso funciona na prática?
Se um projetista é um cliente, ele já consegue definir o equipamento que precisa só consultando o catálogo. Essa é uma das diferenças dos equipamentos da Johnson Controls que os difere no mercado.
Trabalhamos com equipamentos consolidados de alta durabilidade, tendo um tempo de abertura de manutenção superior aos demais e um consumo energético inferior.
Para a compressão de gás amônia ou outro refrigerante, há compressores alternativos ou parafusos.
Para resfriamento de líquido, é o equipamento que faz a função do chiller. Há compressores alternativos; compressores parafusos; equipamento com compulsores scroll da marca York; com compressor parafuso semi-hermético; compressor de mancal magnético.
Todos esses modelos são de condensação a água e também de condensação a ar.
Tem alguma outra dúvida sobre refrigeração industrial que gostaria que nossos especialistas respondessem?
Envie-nos suas dúvidas e sugestões de temas sobre o universo de refrigeração industrial e obtenha a resposta de um dos especialistas da Johnson Controls!