Compressores SMC 100, robustez e eficiência de longa tradição
Em 1897, a companhia industrial Thomas Ths. Sabroe & Co desenvolveu um compressor de refrigeração a partir de um motor a vapor. O intuito era […]

Em 1897, a companhia industrial Thomas Ths. Sabroe & Co desenvolveu um compressor de refrigeração a partir de um motor a vapor. O intuito era produzir gelo utilizando a amônia (NH3) como elemento refrigerante.
Esse mesmo ano foi marcado pela fabricação e instalação de um compressor em uma fábrica de laticínios, mas com uma diferença: o gás utilizado era o CO2 como fluido refrigerante.
Durante décadas de produção de seus compressores, a Sabroe desenvolveu e lançou seu modelo alternativo SMC 100. A denominação faz referência à abreviação do seu próprio nome: Sabroe Multicylinder Compressor.
No ano de seu lançamento em 1954, era o compressor com a tecnologia mais avançada para a época e que oferecia altas velocidades de rotação utilizando muitos cilindros. O que mais impressionava as pessoas, era o seu design compacto que podia ser instalado em pequenos espaços.
De moderno a equipamento padrão
Com os avanços tecnológicos que todos os setores industriais passam ao longo do tempo, com o SMC 100 não foi diferente. Os outros compressores do mercado conseguiram atingir o mesmo nível e o equipamento que, outrora tinha sido um divisor de águas, acabou tornando-se padrão entre os compressores de refrigeração.
Isso significa que SMC 100 é um equipamento superado, que deixou de ser eficiente? Muito pelo contrário, sua tecnologia e eficiência foram responsáveis por elevar o nível de qualidade de toda uma categoria. Movimento que foi bom para todo o setor industrial, que necessitava de compressores de refrigeração cada vez melhores.
Não que o SMC 100 não tenha sofrido transformações e aprimoramentos ao longo do tempo. Veja a comparação e a evolução de um compressor Sabroe de 1967 para outro modelo do ano de 2020 (os dados constam do Data Book da Sabroe).
SMC 100 – 1967 | SMC 108 – 2020 |
Capacidade de resfriamento = 117 kW | Capacidade de resfriamento = 131 kW |
Potência consumida = 21 kW | Potência consumida = 19.8 kW |
Conclusão:
Nos 53 anos que separam um modelo do outro, os compressores SMC tiveram uma evolução:
– Capacidade de resfriamento = +12%
– Potência consumida = -6%
Os números mostram claramente que, embora o compressor SMC 100 tenha passado por evoluções e aprimoramentos, ele continua sendo um dos compressores alternativos mais eficientes do mundo.
Isso porque seu nível de qualidade é elevado e manteve essas características por muitas décadas. Por ter partido de um patamar de eficiência muito elevado, o modelo de 2020 adquiriu todas as caraterísticas do primeiro compressor, como uma transferência natural.
Eficiência medida por horas
A eficiência dos compressores alternativos SMC é medida por horas trabalhadas. A expectativa dos técnicos da Sabroe é que um modelo opere por mais de 8.000 horas/ano. Considerando uma jornada de 18 horas diárias, o SMC trabalha anualmente, 6.570 horas! (365 dias x 18h).
Levando-se em conta que a vida útil de um compressor da marca seja de 15 a 20 anos, chega-se a números impressionantes (6.570 x 20= 131.400 horas) que demonstram que um modelo SMC 100 é um compressor alternativo de alto desempenho.
Manutenção preventiva de equipamento versátil
Para manter seu elevado nível de qualidade por muitos anos, é recomendável realizar manutenções preventivas para manter os compressores alternativos SMC 100 em operação, como a troca dos filtros regularmente, respeitando os prazos estipulados pela Sabroe. Mas o custo não é elevado, muitas vezes é menor do que a manutenção de um carro dentro de um mesmo período de tempo, por exemplo.
O compressor alternativo SMC 100 é utilizado para todos os tipos de refrigeração e aquecimento. Seja para equipamentos de congelamento a até -50ºC ou então, para ser utilizado em instalações de bomba de calor a +90ºC.
Como se viu, o SMC 100 é um compressor alternativo que oferece uma faixa de operação bastante ampla e de forma muito eficiente, mostrando que esta versatilidade é sustentada por sua robustez e longevidade dentro de um design compacto.
Desde a sua invenção em 1897, os compressores alternativos SMC 100 continuam sendo um componente importante para as indústrias que precisam de um equipamento de refrigeração ou aquecimento. É por isso que em mais de um século, ele tem cumprido sua missão de operar por muitos anos e com eficiência comprovada.
Este artigo foi escrito por Soeren Demant, Executivo de Vendas para a marca Sabroe da Johnson Controls na Dinamarca. Traduzido e adaptado pela Johnson Controls Brasil. Clique aqui para acessar ao post original.