Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Compressores SMC 100, robustez e eficiência de longa tradição

Em 1897, a companhia industrial Thomas Ths. Sabroe & Co desenvolveu um compressor de refrigeração a partir de um motor a vapor. O intuito era […]

Compressores SMC 100, robustez e eficiência de longa tradição
Refrigeração Industrial
Compartilhar
25/07/2022 às 08:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Em 1897, a companhia industrial Thomas Ths. Sabroe & Co desenvolveu um compressor de refrigeração a partir de um motor a vapor. O intuito era produzir gelo utilizando a amônia (NH3) como elemento refrigerante. 

Esse mesmo ano foi marcado pela fabricação e instalação de um compressor em uma fábrica de laticínios, mas com uma diferença: o gás utilizado era o CO2 como fluido refrigerante. 

Durante décadas de produção de seus compressores, a Sabroe desenvolveu e lançou seu modelo alternativo SMC 100. A denominação faz referência à abreviação do seu próprio nome: Sabroe Multicylinder Compressor. 

No ano de seu lançamento em 1954, era o compressor com a tecnologia mais avançada para a época e que oferecia altas velocidades de rotação utilizando muitos cilindros. O que mais impressionava as pessoas, era o seu design compacto que podia ser instalado em pequenos espaços.

 

De moderno a equipamento padrão

 

Com os avanços tecnológicos que todos os setores industriais passam ao longo do tempo, com o SMC 100 não foi diferente. Os outros compressores do mercado conseguiram atingir o mesmo nível e o equipamento que, outrora tinha sido um divisor de águas, acabou tornando-se padrão entre os compressores de refrigeração. 

Isso significa que SMC 100 é um equipamento superado, que deixou de ser eficiente? Muito pelo contrário, sua tecnologia e eficiência foram responsáveis por elevar o nível de qualidade de toda uma categoria. Movimento que foi bom para todo o setor industrial, que necessitava de compressores de refrigeração cada vez melhores. 

Não que o SMC 100 não tenha sofrido transformações e aprimoramentos ao longo do tempo. Veja a comparação e a evolução de um compressor Sabroe de 1967 para outro modelo do ano de 2020 (os dados constam do Data Book da Sabroe).

 

SMC 100 – 1967 SMC 108 – 2020
Capacidade de resfriamento = 117 kW Capacidade de resfriamento = 131 kW
Potência consumida = 21 kW  Potência consumida = 19.8 kW

 

Conclusão

Nos 53 anos que separam um modelo do outro, os compressores SMC tiveram uma evolução:

–  Capacidade de resfriamento = +12%

–  Potência consumida = -6%

Os números mostram claramente que, embora o compressor SMC 100 tenha passado por evoluções e aprimoramentos, ele continua sendo um dos compressores alternativos mais eficientes do mundo. 

Isso porque seu nível de qualidade é elevado e manteve essas características por muitas décadas. Por ter partido de um patamar de eficiência muito elevado, o modelo de 2020 adquiriu todas as caraterísticas do primeiro compressor, como uma transferência natural. 

 

Eficiência medida por horas

 

A eficiência dos compressores alternativos SMC é medida por horas trabalhadas. A expectativa dos técnicos da Sabroe é que um modelo opere por mais de 8.000 horas/ano. Considerando uma jornada de 18 horas diárias, o SMC trabalha anualmente, 6.570 horas! (365 dias x 18h).

Levando-se em conta que a vida útil de um compressor da marca seja de 15 a 20 anos, chega-se a números impressionantes (6.570 x 20= 131.400 horas) que demonstram que um modelo SMC 100 é um compressor alternativo de alto desempenho. 

 

Manutenção preventiva de equipamento versátil

 

Para manter seu elevado nível de qualidade por muitos anos, é recomendável realizar manutenções preventivas para manter os compressores alternativos SMC 100 em operação, como a troca dos filtros regularmente, respeitando os prazos estipulados pela Sabroe. Mas o custo não é elevado, muitas vezes é menor do que a manutenção de um carro dentro de um mesmo período de tempo, por exemplo. 

O compressor alternativo SMC 100 é utilizado para todos os tipos de refrigeração e aquecimento. Seja para equipamentos de congelamento a até -50ºC ou então, para ser utilizado em instalações de bomba de calor a +90ºC. 

Como se viu, o SMC 100 é um compressor alternativo que oferece uma faixa de operação bastante ampla e de forma muito eficiente, mostrando que esta versatilidade é sustentada por sua robustez e longevidade dentro de um design compacto. 

Desde a sua invenção em 1897, os compressores alternativos SMC 100 continuam sendo um componente importante para as indústrias que precisam de um equipamento de refrigeração ou aquecimento. É por isso que em mais de um século, ele tem cumprido sua missão de operar por muitos anos e com eficiência comprovada.

 

Este artigo foi escrito por Soeren Demant, Executivo de Vendas para a marca Sabroe da Johnson Controls na Dinamarca. Traduzido e adaptado pela Johnson Controls Brasil. Clique aqui para acessar ao post original.

Alguma sugestão de conteúdo?

Johnson Controls - Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Os frigoríficos desempenham um papel crucial na preservação de alimentos, especialmente quando se trata de carnes.  Por trás da cortina de portas resistentes e câmaras […]
12/02/2024 à54 07:00
Johnson Controls - Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
A cadeia de frio é um elemento vital no setor de refrigeração industrial, especialmente quando se trata do armazenamento e transporte de alimentos de origem […]
17/01/2024 à35 17:54
Johnson Controls - Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
A indústria de processamento de carnes no Brasil enfrenta inúmeros desafios, e um dos aspectos críticos para o sucesso é a eficiente gestão da refrigeração […]
20/12/2023 à05 00:00
Chillers industriais
O que são e como funcionam os Chillers industriais
Um dos pontos críticos dos processos industriais é o superaquecimento de maquinários e equipamentos que pode causar sérios danos às pessoas e instalações. Mantê-los operando […]
06/10/2023 à45 16:00