Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

CAPEX E OPEX: Conheça sobre cada custo de investimento para a sua empresa

Em corporações, tende-se a ouvir comumente os termos CAPEX e OPEX. Diversas pessoas compreendem seus significados, porém, não conhecem seus respectivos conceitos e como são […]

CAPEX E OPEX: Conheça sobre cada custo de investimento para a sua empresa
Projetos Turn Key
Compartilhar
30/09/2022 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Em corporações, tende-se a ouvir comumente os termos CAPEX e OPEX. Diversas pessoas compreendem seus significados, porém, não conhecem seus respectivos conceitos e como são aplicadas. Se você também gostaria de saber mais sobre esses dois termos, continue lendo o artigo!

 

Precisamos falar sobre CAPEX e OPEX

 

Ambos os termos são formas de contratar e adquirir serviços e produtos, contendo categorias de despesas empresariais, sendo imprescindíveis para o controle e monitoramento dos gastos, objetivando manter as finanças corporativas dentro dos padrões, ou seja, são conceitos econômicos utilizados para classificar os tipos de investimentos realizados pela empresa.

O termo Capex é a sigla em inglês que significa “Capital Expenditure” (Investimentos em bens de capital) e refere-se ao montante de recursos aplicados no investimento para modernização ou expansão da empresa.

Já o Opex ou “Operational Expenditure” (Despesas Operacionais) nomeia-se como o capital a ser investido necessário para o funcionamento da empresa.

 

O que deve ser levado em conta sobre a CAPEX e OPEX

 

A escolha entre CAPEX e OPEX, deve levar em consideração além do resultado econômico, outros impactos, como: o fluxo de caixa, custo operacional, de oportunidade e financeiro, vínculos contratuais e economia fiscal, e, acima de tudo, considerar o ciclo de vida do projeto.

Antes de comparar os prós e contras entre essas duas modalidades, é indicada a realização de uma análise de estrutura de capitais, entendendo o que o mercado exige de cada tipo de empresa. Além disso, deve ser estudado o endividamento, imobilização de capital, risco do negócio, situação tributária e relacionamento com provedores de recursos.

 

Compreendendo cada conceito

 

Após apresentarmos anteriormente os dois conceitos e fornecer um panorama geral do significado de cada um dos termos, precisamos dialogar agora a respeito de cada um separadamente.

 

CAPEX

Nomeado de Capital Expenditure, o CAPEX está relacionado às despesas de capital da empresa, como por exemplo, os investimentos em máquinas, equipamentos, materiais de construção, entre outros. Ou seja, são considerados fundos que são utilizados para a aquisição de instrumentos que facilitarão a ampliação da lucratividade da empresa.

 

OPEX

O OPEX compreende as despesas operacionais que são pagas provenientes de atividades de gestão empresarial ou por meio da venda de produtos e serviços.

Podemos visualizar como um “aluguel” de bens e prestação de serviços. Os seus custos se relacionam à manutenção de equipamentos, aos gastos de consumíveis e outras despesas operacionais. Isso quer dizer que esse tipo de investimento é realizado cotidianamente e envolve também os serviços terceirizados.

 

Transforme Capex em Opex

 

O novo modelo de negócios As a Service da Johnson Controls possibilita transformar os custos de investimentos em mensalidades que se enquadram nas verbas já aprovadas da operação.

Esta modalidade torna possível unificar os serviços de manutenção e de investimentos em hardware e software em uma única oferta, reduzindo o risco do negócio e trazendo toda a responsabilidade do projeto para a Johnson Controls.

O nosso modelo As a Service traz diversas vantagens, mas iremos destacar três:

 

Alivie o seu fluxo de caixa

Você poderá concentrar os seus investimentos no seu negócio e utilizar o modelo OPEX para focar apenas no que importa.

 

Tenha uma tecnologia sempre atual

Mantenha seus sistemas sempre atualizados e com a máxima disponibilidade.

 

Escalabilidade

Através de um modelo flexível e de acordo com a sua demanda, é possível adaptar-se à sua necessidade real naquele momento.

 

Sobre a Johnson Controls

 

Com uma história de mais de 135 anos de inovação, na Johnson Controls traçamos o projeto do futuro em setores como saúde, educação, data centers, aeroportos, estádios, manufatura e outros, por meio de nossa abrangente oferta digital OpenBlue. 

 

Com uma equipe global de 100.000 especialistas em mais de 150 países, a Johnson Controls oferece o maior portfólio mundial de tecnologia e software de construção, bem como soluções de serviço com algumas das marcas mais reconhecidas do setor. 

 

Para obter mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn e da Johnson Controls América Latina.

Alguma sugestão de conteúdo?

CAPEX E OPEX: Conheça sobre cada custo de investimento para a sua empresa
CAPEX E OPEX: Conheça sobre cada custo de investimento para a sua empresa
Em corporações, tende-se a ouvir comumente os termos CAPEX e OPEX. Diversas pessoas compreendem seus significados, porém, não conhecem seus respectivos conceitos e como são […]
30/09/2022 à42 07:00