Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Como a BPD na indústria farmacêutica garante medicamentos em boas condições?

Você sabia que existe um longo processo chamado de Boas Práticas de Distribuição? O BPD na indústria farmacêutica é adotado para garantir que os medicamentos […]

Johnson Controls - Como a BPD na indústria farmacêutica garante medicamentos em boas condições?
Refrigeração Industrial
Compartilhar
10/04/2023 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Você sabia que existe um longo processo chamado de Boas Práticas de Distribuição? O BPD na indústria farmacêutica é adotado para garantir que os medicamentos ou vacinas cheguem íntegros e com sua eficácia assegurada aos usuários. 

A BPD na indústria farmacêutica inclui armazenamento, transporte, manuseio e a correta distribuição nos pontos de venda. Mas não pense que é uma prática adotada individualmente por cada uma das empresas responsáveis na cadeia de distribuição. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a agência governamental que estabeleceu essas normas, baseadas em estudos científicos. Além de ter determinada a implantação, a Anvisa ainda deve fiscalizar para saber se os medicamentos estão passando pelos procedimentos padrões até chegar às mãos das pessoas.

Sabemos que medicamentos e vacinas são extremamente sensíveis e qualquer não conformidade pode colocá-los em risco. 

Por exemplo, uma sutil variação de temperatura ou mesmo o armazenamento inadequado é capaz de comprometer sua eficácia. Durante a pandemia, vimos o quão importante são esses cuidados. 

 

A BPD na indústria farmacêutica passa por edificações preparadas

 

Do ponto de vista das edificações, o mais importante é que os ambientes onde são armazenados medicamentos e vacinas, sejam totalmente preparados para recebê-los. 

Muitos deles requerem que sejam acondicionados em temperatura mais baixa e que não fiquem à mercê de oscilações como acontece em um ambiente externo. 

É por isso que a solução Johnson Controls, o Intelligent Laboratories pode contribuir para que a BPD na indústria farmacêutica seja plenamente cumprida. 

De forma resumida, este software da Johnson Controls realiza um mapeamento geral do ambiente a fim de garantir a segurança durante todo o processo dentro do laboratório. 

O Intelligent Laboratories também monitora a presença das pessoas no ambiente, se alguém está indevidamente no local e até mesmo detecta se há presença de pessoas fora do horário estabelecido. 

 

Os procedimentos que envolve a BPD na indústria farmacêutica 

 

O controle da temperatura nos ambientes é apenas um dos pontos da BPD na indústria farmacêutica. Mas existem outros detalhes que o medicamento e vacina percorrem que precisam ser seguidos para cumprir todas as normas da Anvisa, são elas:

Qualidade de produto

Como dissemos, a BPD garante que o medicamento ou vacina siga durante toda sua logística de deslocamento e armazenamento em perfeitas condições para chegar às mãos das pessoas. 

Integridade do paciente

Medicamentos falsificados ou adulterados normalmente não seguem as normas impostas pela Anvisa. As chances de não surtirem o efeito recomendado ou até mesmo comprometer a segurança física das pessoas é muito grande, por isso a fiscalização nessa questão é intensiva.

 

Controle efetivo

A agência especial vinculada ao Ministério da Saúde tem o controle absoluto de todos os medicamentos e vacinas fabricados legalmente. Por isso, ela também fica responsável em fiscalizar se a BPD na indústria farmacêutica está sendo cumprida, a fim de garantir que os pacientes sejam tratados adequadamente e com medicamentos seguros.

Rastreabilidade

A BPD na indústria farmacêutica ainda contempla um sofisticado sistema de rastreamento para identificar a origem do medicamento, seu destino e durante toda sua trajetória até chegar aos pontos de venda.

Transporte seguro

É fiscalizado também, se os veículos que realizam o transporte são adequados – muitos precisam ser fechados e refrigerados para manter a temperatura interna das caçambas em um nível adequado.

Inspeção

Para garantir o cumprimento dessas ações, a Anvisa conta com agentes sanitários que fiscalizam toda a cadeia de distribuição. Dessa forma, pode atuar de forma mais efetiva e assegurar que a BPD está sendo seguida pela indústria farmacêutica.


A saúde é o bem mais precioso e deve ser tratada com toda seriedade. A atuação da Anvisa para que seja cumprida a BPD na indústria farmacêutica é um reflexo da atuação da agência e mostra que ela está vigilante e sempre pronta para intervir quando houver necessidade. 

A Johnson Controls está nesta luta para entregar medicamentos e vacinas seguros para as pessoas. 

 

Com mais de 130 anos de experiência no setor, a divisão Building Technologies & Solutions da Johnson Controls tem um portfólio abrangente de tecnologia. 

Utilizando nossa ampla gama de conhecimentos, temos inovado constantemente a solução Intelligent Laboratories. 

Essa ferramenta ajuda a integrar todos os aspectos da sua instalação como sistemas de segurança, gerenciamento de energia, proteção contra incêndio e controle HVAC para desenvolver a próxima geração de edificações inteligentes.

Desta forma, permite às instalações industriais farmacêuticas novos recursos para tornar o processo de fabricação eficiente, dentro daquilo que é exigido pela Anvisa.

Para mais informações sobre o Intelligent Laboratories, assista o vídeo a seguir: 

Alguma sugestão de conteúdo?

Johnson Controls - Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Os frigoríficos desempenham um papel crucial na preservação de alimentos, especialmente quando se trata de carnes.  Por trás da cortina de portas resistentes e câmaras […]
12/02/2024 à54 07:00
Johnson Controls - Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
A cadeia de frio é um elemento vital no setor de refrigeração industrial, especialmente quando se trata do armazenamento e transporte de alimentos de origem […]
17/01/2024 à35 17:54
Johnson Controls - Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
A indústria de processamento de carnes no Brasil enfrenta inúmeros desafios, e um dos aspectos críticos para o sucesso é a eficiente gestão da refrigeração […]
20/12/2023 à05 00:00
Chillers industriais
O que são e como funcionam os Chillers industriais
Um dos pontos críticos dos processos industriais é o superaquecimento de maquinários e equipamentos que pode causar sérios danos às pessoas e instalações. Mantê-los operando […]
06/10/2023 à45 16:00