Como a BPD na indústria farmacêutica garante medicamentos em boas condições?
Você sabia que existe um longo processo chamado de Boas Práticas de Distribuição? O BPD na indústria farmacêutica é adotado para garantir que os medicamentos […]

Você sabia que existe um longo processo chamado de Boas Práticas de Distribuição? O BPD na indústria farmacêutica é adotado para garantir que os medicamentos ou vacinas cheguem íntegros e com sua eficácia assegurada aos usuários.
A BPD na indústria farmacêutica inclui armazenamento, transporte, manuseio e a correta distribuição nos pontos de venda. Mas não pense que é uma prática adotada individualmente por cada uma das empresas responsáveis na cadeia de distribuição.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a agência governamental que estabeleceu essas normas, baseadas em estudos científicos. Além de ter determinada a implantação, a Anvisa ainda deve fiscalizar para saber se os medicamentos estão passando pelos procedimentos padrões até chegar às mãos das pessoas.
Sabemos que medicamentos e vacinas são extremamente sensíveis e qualquer não conformidade pode colocá-los em risco.
Por exemplo, uma sutil variação de temperatura ou mesmo o armazenamento inadequado é capaz de comprometer sua eficácia. Durante a pandemia, vimos o quão importante são esses cuidados.
A BPD na indústria farmacêutica passa por edificações preparadas
Do ponto de vista das edificações, o mais importante é que os ambientes onde são armazenados medicamentos e vacinas, sejam totalmente preparados para recebê-los.
Muitos deles requerem que sejam acondicionados em temperatura mais baixa e que não fiquem à mercê de oscilações como acontece em um ambiente externo.
É por isso que a solução Johnson Controls, o Intelligent Laboratories pode contribuir para que a BPD na indústria farmacêutica seja plenamente cumprida.
De forma resumida, este software da Johnson Controls realiza um mapeamento geral do ambiente a fim de garantir a segurança durante todo o processo dentro do laboratório.
O Intelligent Laboratories também monitora a presença das pessoas no ambiente, se alguém está indevidamente no local e até mesmo detecta se há presença de pessoas fora do horário estabelecido.
Os procedimentos que envolve a BPD na indústria farmacêutica
O controle da temperatura nos ambientes é apenas um dos pontos da BPD na indústria farmacêutica. Mas existem outros detalhes que o medicamento e vacina percorrem que precisam ser seguidos para cumprir todas as normas da Anvisa, são elas:
Qualidade de produto
Como dissemos, a BPD garante que o medicamento ou vacina siga durante toda sua logística de deslocamento e armazenamento em perfeitas condições para chegar às mãos das pessoas.
Integridade do paciente
Medicamentos falsificados ou adulterados normalmente não seguem as normas impostas pela Anvisa. As chances de não surtirem o efeito recomendado ou até mesmo comprometer a segurança física das pessoas é muito grande, por isso a fiscalização nessa questão é intensiva.
Controle efetivo
A agência especial vinculada ao Ministério da Saúde tem o controle absoluto de todos os medicamentos e vacinas fabricados legalmente. Por isso, ela também fica responsável em fiscalizar se a BPD na indústria farmacêutica está sendo cumprida, a fim de garantir que os pacientes sejam tratados adequadamente e com medicamentos seguros.
Rastreabilidade
A BPD na indústria farmacêutica ainda contempla um sofisticado sistema de rastreamento para identificar a origem do medicamento, seu destino e durante toda sua trajetória até chegar aos pontos de venda.
Transporte seguro
É fiscalizado também, se os veículos que realizam o transporte são adequados – muitos precisam ser fechados e refrigerados para manter a temperatura interna das caçambas em um nível adequado.
Inspeção
Para garantir o cumprimento dessas ações, a Anvisa conta com agentes sanitários que fiscalizam toda a cadeia de distribuição. Dessa forma, pode atuar de forma mais efetiva e assegurar que a BPD está sendo seguida pela indústria farmacêutica.
A saúde é o bem mais precioso e deve ser tratada com toda seriedade. A atuação da Anvisa para que seja cumprida a BPD na indústria farmacêutica é um reflexo da atuação da agência e mostra que ela está vigilante e sempre pronta para intervir quando houver necessidade.
A Johnson Controls está nesta luta para entregar medicamentos e vacinas seguros para as pessoas.
Com mais de 130 anos de experiência no setor, a divisão Building Technologies & Solutions da Johnson Controls tem um portfólio abrangente de tecnologia.
Utilizando nossa ampla gama de conhecimentos, temos inovado constantemente a solução Intelligent Laboratories.
Essa ferramenta ajuda a integrar todos os aspectos da sua instalação como sistemas de segurança, gerenciamento de energia, proteção contra incêndio e controle HVAC para desenvolver a próxima geração de edificações inteligentes.
Desta forma, permite às instalações industriais farmacêuticas novos recursos para tornar o processo de fabricação eficiente, dentro daquilo que é exigido pela Anvisa.
Para mais informações sobre o Intelligent Laboratories, assista o vídeo a seguir: