Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

Tudo o que você precisa saber sobre refrigeração industrial

Você sabia que a Johnson Controls é uma desenvolvedora e fabricante líder de soluções de refrigeração industrial para resfriamento, aquecimento e energia? Nossa experiência em […]

Johnson Controls - Tudo o que você precisa saber sobre refrigeração industrial
Refrigeração Industrial
Compartilhar
30/03/2023 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

Você sabia que a Johnson Controls é uma desenvolvedora e fabricante líder de soluções de refrigeração industrial para resfriamento, aquecimento e energia?

Nossa experiência em todos os setores industriais em que é necessária a transferência de temperatura com otimização de energia nos torna uma importante facilitadora para manter o conforto e praticidade no estilo de vida moderno. 

Isso porque, trabalhamos para fornecer aos nossos clientes a capacidade de garantir a qualidade de seus produtos e serviços com o uso da tecnologia e nosso know-how acumulado ao longo de mais de um século de trabalho.

A seguir, responderemos as principais dúvidas relacionadas a refrigeração industrial e o nosso trabalho para manter a excelência e inovação nessa área. Confira!

 

Em primeiro lugar, o que é a refrigeração industrial?

 

A refrigeração industrial é o processo de resfriamento de ambientes através de processos artificiais e é usada em todos os segmentos da indústria de alimentos, bebidas, química, entre outras. 

Isso porque todos esses segmentos necessitam resfriar seus produtos e/ou ambientes para manter a qualidade e consistência de sua produção. 

Assim, a refrigeração pode ser encontrada em uma boa parte das indústrias, seja para o congelamento, resfriamento ou climatização. 

 

E como funciona o uso da amônia na refrigeração industrial?

 

Amônia é um fluido refrigerante natural, utilizada como componente na refrigeração industrial. Ela é o elemento principal para gerar o frio numa instalação, participando de todo o trajeto de um ciclo que necessita ser refrigerado.

Na refrigeração industrial, a amônia é utilizada como um gás refrigerante, então ela percorre todo o circuito de refrigeração que funciona da seguinte forma:

 

  • É feita a compressão pelo compressor;
  • A condensação é realizada no condensador;
  • O evaporador é responsável pela evaporação;
  • E então, ocorre o retorno para o compressor. 

 

Para que a refrigeração industrial é usada? 

 

A refrigeração é largamente utilizada em diversos processos industriais para manter o padrão de qualidade, a fim de alcançar o resultado e desempenho desejados nos processos de fabricação e desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias.

Dentre alguns dos processos em que a refrigeração industrial é usada podemos destacar:

 

  • Congelamento e conservação de alimentos;
  • Aplicações médicas (exames, tratamento localizado, bancos de sangue, conservação de vírus, anestesia local, anestesia hipotérmica, entre outras);
  • Criogenia;
  • Fabricação de gelo;
  • Construção civil;
  • Indústria química;
  • Condicionamento de ar para conforto;
  • Liofilização (desidratação pelo frio).

 

Quais são os diferentes tipos de sistema de refrigeração?

 

Existe o sistema voltado para resfriamento, congelamento e climatização

O que os diferencia são, de forma geral, as temperaturas, sendo: a temperatura positiva, temperatura média (-10) e temperatura negativa (relacionada diretamente ao congelamento). 

Os sistemas também podem ser simples estágio, booster ou uma cascata utilizando CO2, por exemplo.

 

O que faz um técnico em refrigeração industrial?

 

O técnico em refrigeração industrial exerce diversas funções, por exemplo, no setor de refrigeração existem várias especialidades: há a parte focada no compressor e outra no condensador (essa parte seria ocupada pelo técnico dos fabricantes de equipamento). 

Existe também o técnico que cuida de uma instalação no geral. Esse técnico precisa conhecer bem a instalação para poder atuar em vários pontos, tais como:

 

  • Compressor;
  • Condensador;
  • Temperatura de câmaras;
  • Temperaturas de condensação;
  • Verificar se tem ar na instalação ou não;
  • Verificar a pureza da amônia;
  • Entre outros.

A atuação de um técnico em refrigeração industrial é bem ampla, não está focada apenas no equipamento, mas também na instalação como um todo.

 

Por que você acha que a Johnson Controls se destaca na área de refrigeração industrial?

 

A Johnson Controls é uma marca líder mundial em refrigeração industrial, presente em mais de 120 países ao redor do mundo.

Ela se destaca nessa área graças ao seu amplo portfólio e pela tecnologia empregada em seus equipamentos, sendo eles voltados para a eficiência energética e sustentabilidade

São equipamentos com uma vida útil e manutenção prolongada, comparados aos demais concorrentes do mercado. 

Uma diferença dos equipamentos da Johnson também é que você tem um padrão de equipamentos. Se observar todos os nossos catálogos de produtos eles já são catalogados e com modelos definidos. 

 

E como isso funciona na prática?

 

Se um projetista é um cliente, ele já consegue definir o equipamento que precisa só consultando o catálogo. Essa é uma das diferenças dos equipamentos da Johnson Controls que os difere no mercado. 

Trabalhamos com equipamentos consolidados de alta durabilidade, tendo um tempo de abertura de manutenção superior aos demais e um consumo energético inferior. 

Para a compressão de gás amônia ou outro refrigerante, há compressores alternativos ou parafusos. 

Para resfriamento de líquido, é o equipamento que faz a função do chiller. Há compressores alternativos; compressores parafusos; equipamento com compulsores scroll da marca York; com compressor parafuso semi-hermético; compressor de mancal magnético.

Todos esses modelos são de condensação a água e também de condensação a ar.

 

Tem alguma outra dúvida sobre refrigeração industrial que gostaria que nossos especialistas respondessem?

 

Envie-nos suas dúvidas e sugestões de temas sobre o universo de refrigeração industrial e obtenha a resposta de um dos especialistas da Johnson Controls!

Fale conosco pelo nosso canal oficial no Linkedin!

Alguma sugestão de conteúdo?

Johnson Controls - Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Tudo sobre os sistemas de refrigeração para frigoríficos da Johnson Controls
Os frigoríficos desempenham um papel crucial na preservação de alimentos, especialmente quando se trata de carnes.  Por trás da cortina de portas resistentes e câmaras […]
12/02/2024 à54 07:00
Johnson Controls - Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
Tudo o que precisa saber sobre cadeia de frio para carnes
A cadeia de frio é um elemento vital no setor de refrigeração industrial, especialmente quando se trata do armazenamento e transporte de alimentos de origem […]
17/01/2024 à35 17:54
Johnson Controls - Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
Principais desafios da refrigeração industrial de carnes no Brasil
A indústria de processamento de carnes no Brasil enfrenta inúmeros desafios, e um dos aspectos críticos para o sucesso é a eficiente gestão da refrigeração […]
20/12/2023 à05 00:00
Chillers industriais
O que são e como funcionam os Chillers industriais
Um dos pontos críticos dos processos industriais é o superaquecimento de maquinários e equipamentos que pode causar sérios danos às pessoas e instalações. Mantê-los operando […]
06/10/2023 à45 16:00