Pular para conteúdo principal

Blog Johnson Controls

O uso de CO2 na refrigeração industrial é altamente eficiente e sustentável

A utilização de CO2 como fluido refrigerante de baixa temperatura reduz a necessidade de um sistema de tubulação longo e complexo, responsável por conduzir o […]

Johnson Controls Brasil - O uso de CO2 na refrigeração industrial é altamente eficiente e sustentável
News
20/10/2022 às 07:00
Compartilhar com WhatsApp Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter

A utilização de CO2 como fluido refrigerante de baixa temperatura reduz a necessidade de um sistema de tubulação longo e complexo, responsável por conduzir o gás por todo o sistema de refrigeração. 

Devido sua alta capacidade de congelamento, o CO2 exige menos energia para manter todo o sistema refrigerado, impactando fortemente na diminuição do consumo energético e no tamanho das bombas de acionamento.

Em uma realidade que precisa cada vez mais de ações que diminuam o impacto negativo ao meio ambiente, o uso do CO2 torna-se uma decisão inteligente e extremamente vantajosa, pois combina tanto o ganho econômico em questões de infraestrutura quanto em relação à diminuição das emissões de gases poluentes ao meio ambiente. 

 

O uso de CO2 na refrigeração industrial também é altamente seguro

 

Combinado com a amônia nos sistemas de refrigeração, o CO2 pode ser utilizado como agente refrigerante secundário ou de baixo estágio em instalações em cascata, apresentando ótima eficiência para aplicação de baixa temperatura para fins de congelamento, por exemplo. Considerado um fluido refrigerante ‘natural’ possui toxicidade segura. É um agente não inflamável e garante maior segurança para as instalações industriais enquanto o uso de amônia é limitada. 

Mesmo que o sistema de refrigeração industrial tenha décadas de uso, é possível utilizar o CO2 em plantas mais antigas, pois a Johnson Controls possui em seu portfólio, equipamentos e soluções digitais que ajudam na adaptação de todo o sistema. 

 

Sistema compacto, econômico e altamente eficiente

 

Quando comparado com sistemas convencionais que possuem amônia, sejam estes de dois estágios ou de simples estágio com economizador, o sistema compacto que utiliza o CO2 apresenta menos consumo de energia na faixa de temperatura de até -55ºC. 

Em termos estatísticos, ele economiza até 15% de energia em comparação com o tradicional sistema de amônia duplo estágio; e até 45% em comparação com configurações de simples estágio.

Por exigir uma tubulação menor, seu design compacto pode ser instalado em contêineres de 20 pés e não compromete seu funcionamento. Além de ser um gás refrigerante natural, o CO2 é mais barato e simples de ser obtido. 

Por outro lado, os benefícios são bastante significativos para empresas que necessitam de um sistema de refrigeração eficiente, pois gera uma significativa economia nos custos de operação e de instalação. O melhor é que não há risco para as pessoas, pois impede o risco de vazamento de amônia (um gás altamente tóxico) nas áreas de produção, câmaras de estocagem e áreas de trabalho. 

Os sistemas compactos da Johnson Controls são construídos com os compressores alternativos Sabroe que usam CO2 como fluido refrigerante, o que lhes confere uma capacidade de refrigeração significativamente maior do que os compressores correspondentes que usam amônia.

Detentora das marcas York, Frick e SABROE, a Johnson Controls tem o respeito e reconhecimento do mercado e, por meio de sua gama de serviços e soluções, garante que seus ativos estejam sempre funcionando com a sua capacidade máxima e sem agredir o meio ambiente.

Confira “Um dia na vida de uma edificação inteligente” com Vineet Sinha, da Johnson Controls
Confira “Um dia na vida de uma edificação inteligente” com Vineet Sinha, da Johnson Controls
Tem podcast novo! Disponibilizamos neste post a participação da Johnson Controls no episódio nº 96. No podcast, Vineet Sinha, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da […]
01/12/2022 à27 07:00
Johnson Controls é nomeada no Índice das 100 Melhores Empresas de Negócios e Finanças 2022
Johnson Controls é nomeada no Índice das 100 Melhores Empresas de Negócios e Finanças 2022
A Johnson Controls foi nomeada como uma das “100 melhores empresas de negócios e finanças de 2022”, lista elaborada pela Business & Finance, companhia voltada […]
29/11/2022 à57 07:00
OpenBlue, conjunto de soluções da Johnson Controls, é credenciado pela Global Smart Building Standards Organization
OpenBlue, conjunto de soluções da Johnson Controls, é credenciado pela Global Smart Building Standards Organization
O conjunto de soluções digitais da Johnson Controls, OpenBlue, foi nomeado como uma das primeiras Soluções Credenciadas pelo sistema global de certificação de conectividade digital […]
24/11/2022 à45 10:10
Johnson Controls participa da COP27 e reforça seu compromisso no combate ao aquecimento global
Johnson Controls participa da COP27 e reforça seu compromisso no combate ao aquecimento global
Organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conference of the Parties (COP, em tradução livre Conferência das Partes) realizado este ano em Sharm El […]
24/11/2022 à30 09:32